top of page
  • Foto do escritorUpper

Segurança do trabalho como investimento.

Atualizado: 21 de mar. de 2019

A Segurança do Trabalho é investimento a médio e longo prazo e trás benefícios significativos à empresa.


Acidentes acontecem, mesmo que todo cuidado e medidas de prevenção sejam adotados. Diariamente vemos notícias sobre acidentes de trabalho em todo o país. E quem é o culpado? Somos todos nós. Cada um tem um papel fundamental na hora de garantir a segurança na empresa: o trabalhador, a segurança no trabalho e, principalmente, o empregador.


De 2013 a 2015, o número de acidentes de trabalho no Brasil caiu 14%, segundo o governo federal.


Mas ainda assim, os números de acidentes e doenças ocupacionais são alarmantes.Conforme dados do Observatório Digital da Saúde e Segurança do Trabalho, iniciativa do Ministério Público do Trabalho (MPT), desde 2012, foram registrados mais de 4,5 milhões de acidentes. Isso significa 1 acidente estimado a cada 48s. As taxas de afastamento também são bem altas: 240.638 trabalhadores estão afastados do trabalho por conta de acidentes.


Você sabe a importância de investir em segurança do trabalho? Vamos entender porque a segurança do trabalho não é um custo para empresa e sim um investimento que trás benefícios à todas as partes.


O que é a segurança do trabalho?


A Segurança do Trabalho é o conjunto de medidas que visa reduzir acidentes e doenças ocupacionais, protegendo a integridade dos trabalhadores. A legislação brasileira prevê que as empresas sigam as normas regulamentadoras (NRs), da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), para garantir a saúde dos seus colaboradores. Para isso, cada setor ou segmento deve se adequar a determinadas regras específicas.

Assim, é parte da obrigação do empregador manter uma equipe multidisciplinar focada na segurança do trabalhador, formando um Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Esta equipe deve ser composta por diversos profissionais, dentre os quais: técnico de Segurança do Trabalho, engenheiro de Segurança do Trabalho e médico e enfermeiro do Trabalho.

Outra importante ação é a formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa), composta por funcionários e com o objetivo de promover ações voltadas à prevenção de acidentes e doenças ocupacionais.


Quais os benefícios de manter um ambiente de trabalho seguro e saudável?


Se você empresário ainda pensa que fazendo o minimo exido pela legislação já é suficiente, estamos aqui para dizer que: os gastos para corrigir acidentes e doenças gerados dentro da sua empresa são bem maiores que investir em medidas de prevenção!


Listo aqui alguns exemplos de como investir em segurança é rentável para as empresas, apesar de que nem sempre estes exemplos são levados em consideração por muitos empregadores:


# Reduz custos: com indenizações, prejuízos materiais, com hospital, com afastamentos, com contratação de mão de obra temporária ou permanente para ocupar o lugar deixado pelo trabalhador acidentado e etc.


# Aumenta a produção: funcionário que trabalha com segurança rende mais. Além de diminuir o tempo de interrupção da produção, por motivos óbvios, ninguém quer ir trabalhar sem saber se irá voltar bem para a casa. Assim, um ambiente mais seguro e agradável, reflete diretamente no aumento da produção.


# Diminui o número de acidentes: com as ações voltadas para criar um ambiente mais seguro, o número de riscos ao trabalhador é reduzido. Procedimentos mais seguros fazem toda a diferença na rotina do trabalhador. Como exemplo, podemos citar o uso de EPCs no ambiente industrial, que são dispositivos instalados para a proteção coletiva em relação aos riscos coletivos existentes nos processos.

Exemplos de EPCs: cones, correntes, faixas de segurança; placas de sinalização; sirenes, alarmes e alertas luminosos nas empilhadeiras; grades de contenção; barreiras contra luminosidade ou radiação; bloqueio tipo cadeado e garra que servem para impedir o religamento de máquinas, equipamentos ou painéis elétricos durante o período de manutenção; sistema de ventilação e exaustão para eliminar gases, vapores ou poeiras contaminantes.


# Valoriza a empresa: o empregador que cuida dos seus colaboradores é reconhecido no mercado. Uma empresa que tem responsabilidade social tem uma imagem positiva e isso tem um valor inestimável para os negócios.


Investir em segurança é fundamental para que as empresas se mantenham competitivas no mercado.


Fonte: saudeocupacional.org


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page