O uso de um EPI para a execução de qualquer atividade de risco é obrigatório para garantir a segurança do profissional que realiza a ação. O EPI deve estar sempre em dia quanto à validade, a limpeza, o CA e o conforto.
Para ter o controle dos equipamentos, é necessário sempre ter a ‘Ficha de EPI’ na rotina dos profissionais da segurança do trabalho. Esta Ficha de EPI oferece o controle do uso, garante que a empresa sempre forneça um equipamento de qualidade e também a segurança e proteção do colaborador.
O que é uma Ficha de EPI?
A ficha de EPI é responsável por guardar os registros de uso (retiradas, entregas e observações de qualidade) dos EPIs essenciais para que o colaborador exerça suas tarefas profissionais.
Esses registros garantem o cumprimento da NR 6, que preza pelo fornecimento dos EPIs para as atividades que possam causar acidentes de trabalho. Documentar a entrega dos Equipamentos de Proteção Individual é fundamental para registrar e garantir que o trabalhador recebeu os EPIs adequados para exercer as tarefas no ambiente de trabalho.
Um documento oficial (e essencial) para o dia a dia
Por meio da Ficha de EPI é possível comprovar ao Ministério do Trabalho que a sua empresa forneceu o EPI correto para o colaborador. Veja abaixo as vantagens de sempre mantê-la atualizada:
Controle a entrega de EPIs: Tenha tudo documentado sobre o manuseio dos EPIs pelos colaboradores.
Controle a qualidade e manutenção do EPI: Tenha documentado qualquer necessidade de limpeza ou avaria do EPI, garantido a segurança do próximo colaborador a utilizá-lo.
Fiscalização: Quando algum auditor do Ministério do Trabalho fiscalizar a sua empresa, terá tudo documentado em relação ao fornecimento dos EPIs, garantindo que o profissional recebeu os equipamentos de segurança considerados essenciais na jornada de trabalho.
Direito e dever de todos: Para o colaborador também é garantido um direito trabalhista de receber o EPI correto para exercer as suas atividades na jornada de trabalho. De acordo com a NR 6, é obrigatório fornecer os EPIs gratuitamente para proteger a saúde e a integridade física dos colaboradores.
Como preencher a sua Ficha de EPI?
A Ficha de EPI deve conter os seguintes dados:
Quantidade;
Descrição do EPI;
Número do CA;
Motivo da devolução;
Data de entrega;
Assinatura do funcionário.
Lembrando também que além da ficha de EPI outras medidas devem ser observadas como o treinamento de uso do EPI e fiscalização do uso.
Baixe aqui o modelo de ficha de EPI.
Comments