PPRA

Conforme Nota Técnica SEI nº 51363/2021/ME o PPRA, a partir de 03/01/2022 deve ser substituído pelo PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos conforme determina a NR 01.

ico_ppra.png

PGR

O PGR, é a criação e sua devida implantação de requisitos e processos de nível administrativo e técnico, que visa, prevenir, minimizar, monitorar e controlar os riscos, sendo assim, mantendo todo o sistema em funcionamento cumprindo à todos os requisitos propostos e atendendo normas de segurança, conforme NR 01.

 
ico_pcmso.png

PCMSO

O PCMSO, obrigatório para todas as empresas com funcionários registrados, possui caráter preventivo e contempla as ações de saúde para monitoramento dos trabalhadores com base nos riscos identificados no ambiente de trabalho (por meio do PPRA). Além disso, tem como objetivo o rastreamento e diagnóstico precoce dos possíveis agravos à saúde dos colaboradores, visando a promoção e manutenção da saúde, conforme NR 07.

EXAMES

ico_exames.png

Realizamos todos os exames ocupacionais:

 

Admissionais

Deverão ser realizados antes que o trabalhador assuma suas atividades, ou seja, antes de efetivar a contratação. O exame admissional com data posterior à data de contratação é passível de multa pelo e-Social.

 

Demissionais

Serão, obrigatoriamente, realizados em até 10 (dez) dias contados a partir do término do contrato, desde que o último exame médico ocupacional tenha sido realizado há mais de:

  • 135 (centro e trinta e cinco) dias para as empresas de grau de risco 1 e 2, segundo o Quadro I da NR-4;

  • 90 (noventa) dias para as empresas de grau de risco 3 e 4, segundo o Quadro I da NR-4.

 

Mudança de função

Será, obrigatoriamente, realizado antes da data da mudança de função ou setor.

 

Retorno ao trabalho

Deverá ser realizado, obrigatoriamente, no primeiro dia da volta ao trabalho de trabalhador ausente por período igual ou superior a 30 (trinta) dias, por motivo de doença ou acidente, de natureza ocupacional ou não, ou parto.

Para a realização deste exame é necessário a alta do médico especialista e a alta do INSS.

 

Exames complementares

Realizamos, também, os exames complementares:

 

  • Audiometria

  • Eletrocardiograma

  • Eletroencefalograma

  • Exames laboratoriais

  • Espirometria

  • Raio-X

 

...entre outros

 
 
ico_consultoria.png

CONSULTORIA

A consultoria em segurança e medicina do trabalho é essencial para adequar sua empresa às normas do Ministério do Trabalho. O principal objetivo da consultoria é orientar e propor medidas de prevenção atendendo aos requisitos legais determinados para evitar doenças e acidentes.

Com um ambiente de trabalho adequado, os funcionários realizam suas tarefas com melhor desempenho de produtividade e melhoria em sua qualidade de vida.

ico_gestão.png
ico_gestão.png

GESTÃO INTEGRADA

Com uma ampla rede credenciada por todo Brasil, a Upper atende de forma padronizada todas as unidades de sua empresa. A gestão Integrada proporciona à sua empresa tranquilidade na realização dos exames de seus funcionários e facilidade na gestão de prontuários médicos deixando tudo em um só lugar.

Com uma ampla rede credenciada por todo Brasil, a Upper atende de forma padronizada todas as unidades de sua empresa. A gestão Integrada proporciona à sua empresa tranquilidade na realização dos exames de seus funcionários e facilidade na gestão de prontuários médicos deixando tudo em um só lugar.

 
ico_treinamento.png

TREINAMENTOS

A Upper realiza Cursos e Treinamentos de Segurança do Trabalho que atendem às as normas regulamentadoras e demais treinamentos com objetivo de capacitar as empresas e seus colaboradores na prevenção de acidentes de trabalho e em situações de emergências.

Alguns treinamentos que realizamos:

  • CIPA

  • Brigada de Emergência

  • EPI

  • NR 10

  • NR 33

  • NR 35

  • Operador de Empilhadeira

  • Operador de Ponte rolante

...entre outros.

 
 
ergonomia-da-atividade-vetor2_edited_edi

Análise Ergonômica

A Análise Ergonômica do Trabalho (AET) é o estudo detalhado da demanda, tarefa e atividade nos postos de trabalho para identificar inadequações e fatores de risco existentes.

Define as adaptações necessárias para garantir condições de trabalho adequadas e confortáveis, sem comprometimento da saúde e segurança do trabalhador.

Os parâmetros ergonômicos estão estabelecidos na Norma Regulamentadora nº 17.
Nela, são descritos critérios para que os trabalhadores desempenhem suas funções com maior conforto e segurança.