Não é raro perguntarem sobre “qual a fórmula para melhorar a Cultura de Segurança” depois de uma due diligence de nível de maturidade em segurança ou de uma das minhas palestras ou treinamentos.
Mas sempre devolvo a pergunta: qual o tipo de cultura de segurança você quer construir?
Precisamos lembrar que a Cultura da Segurança é mais orgânica do que a maioria de modelos descrevem: não é um processo linear perfeito, nem é um organograma ou um modelo gradual de evolução.
Formar uma Cultura de Segurança é como cultivar uma planta.
Se as sementes são plantadas corretamente, os líderes devem, então, criar clareza e controlar o clima, química, condições e prática comum para a cultura para ter uma chance de excelência.
Se você não está construindo uma instalação nova ou começando um projeto novo pessoal com os indivíduos que nunca trabalharam junto antes, sua Cultura da Segurança já existe.
A cultura é o que é comum dentro de um grupo.
Já existem crenças comuns, regras (escritas e não escritas), conhecimentos, comportamentos e capacidades específicas para a segurança.
Bom ou ruim, você já criou uma Cultura de Segurança.
Mas já que sou questionado, não deixo de explicar a minha visão: antes de tudo desenvolva uma estratégia de segurança.
É impossível definir um objetivo estratégico se você não tem uma estratégia.
A maioria das organizações, francamente, não tem uma estratégia de segurança. Elas têm metas, desejos, programas e métricas, mas todos estes não têm realmente uma estrutura que os reúna.
Uma estratégia eficaz pode ajudar a concentrar-se nos objetivos certos e mensuráveis de alcançar a excelência, ao invés de evitar falhas.
Realize uma avaliação do seu local de partida, determine que tipo de Cultura de Segurança você já tem, quais pontos fortes podem ser utilizados e quais recursos adicionais ele precisa melhorar.
Compreenda seu ponto de partida e use-o como uma linha de base para medir uma melhoria mais adicional.
Implemente sua estratégia de segurança, organize e treine os membros da cultura em todos os níveis da estratégia para aprender as definições básicas de segurança e as melhorias necessárias.
Crie ou melhore o clima organizacional em que uma Cultura de Segurança pode crescer em seu melhor pessoal
Certifique-se de que a cultura tenha os elementos necessários para o crescimento da excelência em segurança e que esses elementos sejam renovados à medida que são utilizados.
Crie o controle para abordar as questões de condições e prática comum que impactam a segurança.
Priorize e enderece seus problemas de segurança um de cada vez.
Muitas vezes, as tentativas de melhorar a Cultura de Segurança se concentram em descrever as características e alinhar as tentativas de ser mais como outras organizações que incorporam esses recursos.
Embora se possa aprender com as melhores práticas dos outros, o sucesso real envolve a melhoria das capacidades e a gestão dos elementos que influenciam o subproduto da cultura, ao invés de tentar transformar características.
As culturas são um conjunto de influências em constante mutação que moldam a prática comum.
Ao invés de descrever o como a sua cultura deve ser como, identifique o que sua cultura deve fazer.
Que capacidades são necessárias? O que deve ser comum? Que forças já existem?
As Culturas de Segurança não se tornam excelentes simplesmente sendo menos ruins.
A verdadeira excelência é alcançada por meio da construção de pontos fortes existentes e do desenvolvimento de novos.
Plantar sementes da capacidade dentro da cultura não assegurará que crescerão.
Seu clima de segurança e a química devem ser controlados.
Se o clima não é propício ao crescimento e a química não fornece os elementos necessários, as capacidades podem murchar ou morrer.
Quando estes são controlados, você pode podar e moldar a sua cultura e fazer ajustes ao longo do caminho para maximizar o potencial.
Sua Cultura de Segurança já está crescendo em sua organização.
Estamos juntos!
Autor: Roberto Roche Fonte: SST
Comments